21/08/14 - Acordei as 5:30 pra tomar café por que precisava fazer jejum de 8hs para a cirurgia. Depois meus pais me buscaram e me levaram em um clinica para fazer o agulhamento pré cirurgia, que consiste em colocar uma agulha no nódulo para guiar o mastologista na hora da cirurgia.
Quando fui atendida na clinica (na mesma clinica onde fiz a punção), a médica foi super atenciosa e disse que lembrava do meu caso e estava aguardando eu voltar para saber noticias minhas. Fiquei impressionada dela lembrar de mim. O agulhamento é tranquilo, só incomoda um pouquinho se fizer movimentos muito bruscos.


Fui para o hospital ao meio dia e fiquei com meus pais, noivo e madrinha de casamento (aquela do silicone) até a hora da cirurgia, que estava marcada para 14hs. Embora ansiosa, eu estava bem tranquila. Somente quando fui pra sala da cirurgia que bateu um pavorzinho. Eu confiava plenamente no meu médico.. Mas no momento que deitei naquela mesa, me senti uma menininha que se perde da mãe no supermercado, olha pra todos os lados e não vê um rosto familiar... Confesso que deu uma vontade de chorar.
Ai eu comecei a pensar.. Eu estava exatamente na posição que queria estar, numa mesa de cirurgia.. Porém fazendo algo totalmente diferente.. Ao invés de realizar UM sonho, eu estava tento a possibilidade de tirar aquele mal de mim, o que abriria o caminho para eu realizar MUITOS sonhos..
Eu comecei a pedir pra Deus me proteger, guiar os médicos.. e quando eu vi estava na sala de recuperação.
Meu mastologista foi conversar comigo e disse que a cirurgia foi o melhor que poderia ter sido. As margens do meu nódulo eram livres e os linfonodos deram negativos, e isso é MUITO bom. Grosseiramente falando o tumor não se espalhou.
As 19hs me deram alta e eu fui feliz e aliviada pra casa. ;)







O único exame que o mastologista me pediu depois do diagnóstico foi uma tomografia de torax e abdômem para verificar se não havia tumor em outras partes do corpo.



19/08/14 - Tive que tomar 4 copos de um líquido adocicado (contraste). Depois de realizar o exame fui até o consultório do mastologista para marcar a cirurgia, pois o plano já tinha autorizado.
Ficou marcado para dia 21/08/14 às 14hs. Ele solicitou que eu fizesse um procedimento chamado agulhamento antes da cirurgia, pois o nódulo era muito pequeno e não tinha como localizar apenas pelo toque.
Depois que sai do hospital fui para o trabalho organizar as coisas e me despedir dos colegas, pois no dia seguinte estaria saindo de férias (as férias que agendei para colocar o silicone).



14/08/14  - O resultado da biopsia ficou pronto e eu fui buscar. E é claro que eu abri. A conclusão do laudo era:


E quem disse que eu sabia o que significava? Liguei para o meu noivo e pedi pra ele procurar na internet por que no serviço eu não conseguia acessar esses sites. Um tempo depois ele me liga e diz: É maligno.
Eu no trabalho, um dia inteiro de muito serviço pela frente, me apeguei na seguinte idéia.. Ele pode ter lido um site pouco confiável, pode ser que juntando todas as palavras uma anule a outra.. Enfim, eu não acreditei 100% no que ele falou e minha consulta com o mastologista era só no dia seguinte. Agendei uma consulta de urgência com uma ginecologista e depois do serviço meu noivo me levou para conversar com ela.

Quando ela pegou o exame na mão, ela quase caiu da cadeira, e perguntou nervosa: - Mas quantos anos tu tem? Não pode ser, tu é muito nova!
Ela começou a ligar pra secretaria, pedindo para colocar um mastologista de confiança dela na linha, e não me falava nada. Eu comecei a ficar muito nervosa, e disse: - Dra, só um pouquinho, me explica exatamente o que esta escrito ai, o que esta acontecendo, por que eu não entendo nada..

E foi então que eu soube, com 100% de certeza, que contra todas as possibilidades eu estava com câncer de mama, no auge dos meus 25 anos.. a 2 meses do meu tão sonhado casamento. Eu aguentei firme, escutei tudo que ela disse, e quando entrei no carro comecei a chorar.
Eu só pensava: como vou falar pra minha mãe? o que vai acontecer comigo agora? será que vou ter que adiar o casamento? qual será o tratamento? vai doer? será que vou poder ter filhos?
Mas quando eu cheguei na casa dela, ela já sabia. Ela já conhecia esse nome, carcinoma, de quando a irmã dela teve câncer. E ela tava muito triste. Foi horrível!



15/08/14  - Fui no mastologista no dia seguinte. Ele já tinha recebido no escritório uma cópia do resultado do meu exame e estava me aguardando. Me explicou que teríamos que fazer uma cirurgia para retirar o nódulo e mais uma margem de segurança, que também ia retirar o linfonodo sentinela para verificar se o tumor não tinha se espalhado, e que faríamos o quanto antes. Como eu já tinha feito todos os exames pré operatórios para o silicone, não precisei fazer novamente e ganhamos alguns dias. Recebi a requisição da cirurgia e encaminhei para o plano autorizar.
Quando sai do consultório, além da minha mãe que estava comigo, estavam me esperando 2 grandes amigas e o noivo. E eu chorei, por alguns minutos, mas ai lembrei da minha mãe e levantei a cabeça.


Não sei se foi bom ou ruim, mas desde o inicio assumi a postura de que não adiantava ficar chorando.. Isso só ia deixar as pessoas que me amam mais tristes, fazendo com que eu também ficasse mais triste. 
Desde o inicio procurei pensar que Deus foi muito bom comigo. Eu tenho plano de saúde, tenho pessoas que me amam do meu lado, sou jovem, o nódulo é muito pequeno.. E do jeito que as coisas caminharam, a maneira como eu descobri a doença.. Tenho fé de que é por que Deus tem um plano pra mim e eu vou me curar logo! 




Agendei uma consulta com um mastologista na Santa Casa de Porto Alegre/RS e minha mãe foi comigo. Ela estava muito nervosa, pois já tinha tido uma irmã com câncer de mama (minha tia, que já esta curada a alguns anos) e tinha acompanhado toda a saga dela, inclusive no mesmo hospital. O mastologista falou basicamente a mesma coisa que o cirurgião plástico, e solicitou que eu fizesse uma punção do cisto para analisar o material.

Depois daquela consulta tudo foi muito rápido:

04/08/14 - Agendei a punção do cisto e minha mãe foi comigo. Eu estava super tranquila, até que a médica chamou outra médica enquanto fazia meu exame para mostrar as imagens, ficaram falando baixinho e perguntando se eu estava bem. E então ela disse: - Tu vais ter que consultar com teu mastologista por que o que tu tem não é um cisto, e sim um nódulo. Ele foi aspirado e não diminuiu de tamanho, vais ter que fazer uma biopsia.

A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um procedimento ambulatorial que raramente apresenta complicações e dispensa o uso de anestesias.


07/08/14 - Voltei ao mastologista e ele disse que meu nódulo tinha características de cisto, e por isso a médica da ecografia tinha solicitado a punção. Mas que provavelmente era um nódulo benigno e que iriamos então fazer a core biopsy para confirmar.
Fui até a clinica onde tinha feito a primeira ecografia e pedi encarecidamente para a recepcionista me encaixar para o mesmo dia. Na mesma manhã fiz o exame e como não tinha avisado ninguém, fui trabalhar.

A core biopsy (PAG) também é um procedimento ambulatorial, só que este é realizado sob anestesia local.


E levou 7 longos dias para o resultado ficar pronto.


Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Menu De Abas

Translate

Créditos

Menu

Pesquise